Todo o Louvor ao Senhor

por

Amados,

Não vos deixeis enganar. Louvai ao Senhor, porque Ele bom e suas misericórdias duram para sempre. Os que odeiam a Igreja do Senhor trarão sobre si repentino juízo. 

Nesses dias, tem-se aparecido toda sorte de falsos profetas que falam contra a Igreja do Senhor, contra o Louvor, contra o Amor. Estais atentos, porque o joio está no meio do trigo até que haja a separação pelo próprio Deus, que guardará o trigo em seus celeiros celestiais do Paraíso, mas o joio será lançado e queimado no inferno.

Bendito e santo é o nome do Senhor e bem aventurado o que Proclama o puro evangelho da verdade, sem joio, sem mácula, sem iras carnais e sem porfias. Sede mansos de coração e imitai o Senhor em tudo, porque Ele é o REI DA GLÓRIA.
Confirmai a excelsa magnificência em XXXVI – Do Sacrifício de Louvor a DEUS, da liturgia da Igreja:
“Amados, louvemos sempre o SENHOR eternamente. Cantemos a Ele um cântico novo de alegria, porque Ele é o nosso Salvador e Alto Refúgio. Alegrai-vos muitissimamente NO AMADO, porque Ele nos livrou da escravidão do Egito e pôs abaixo o inimigo de nossas almas. Louvemos, pois como Moisés em Êxodo 15.
Amados, ofertemos de coração voluntário ao SENHOR, louvando e cantando, porque ofertar é também louvar, como nos ensina Levítico 19:24 (“24 Porém no quarto ano todo o seu fruto será santo para dar louvores ao SENHOR.”).
Sim, amados da minha alma, ofertai da vossa vontade, como sacrifício de Louvor voluntário. Sim porque a Lei é boa quando dela se usa legitimamente ao SENHOR, como nos ensina Levítico 22:29 (“29 E, quando oferecerdes sacrifícios de louvores ao SENHOR, o oferecereis da vossa vontade.”).
Igreja, amada Igreja, louvai e cantai, sim, ao SENHOR, com temor. Confessai o seu nome eternamente, humilhai-vos perante Ele, porque o SENHOR é Bom, servi-o, ó Noiva Amada!, como nos ensina Deuteronômio 10:21 (“21 Ele é o teu louvor e o teu Deus, que te fez estas grandes e terríveis coisas que os teus olhos têm visto. 22 Com setenta almas teus pais desceram ao Egito; e agora o SENHOR teu Deus te pôs como as estrelas dos céus em multidão.”).
Amada, amada minha, eis que sois para o louvor do SENHOR em todas as nações, porque Ele nos redimiu com braço forte, sim, sua própria justiça o susteve, buscai o entendimento e a sabedoria dos seus juízos e estatutos, como nos ensina Deuteronômio 26:19 (“19 Para assim te exaltar sobre todas as nações que criou, para louvor, e para fama, e para glória, e para que sejas um povo santo ao SENHOR teu Deus, como tem falado.”).
Sim, cantemos e adoremos ao SENHOR, porque Ele é quem nos livra do inimigo e faz justiça contra nossos perseguidores, como nos declara II Samuel.
O SENHOR é o REI dos reis. Servi-o Todos os povos. Apregoai a Glória do SENHOR. Dele é a força e a majestade, e o amor, e o dom, e a excelência, como nos ensina I Crônicas 16, louvai ao SENHOR Igreja.
Eis que vos tenho dito Igreja. Louvai ao SENHOR e Ele te dará livramento contra o teu adversário, como nos mostra II Crônicas 20:22 (“22 E, quando começaram a cantar e a dar louvores, o SENHOR pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá, e foram desbaratados.”).
Igreja, derrubai o altar de idolatria que estiver no vosso coração. Louvai. Convertei-vos, arrependei-vos ao SENHOR, como nos ensina em seus significados espirituais II Crônicas 23.
Amados, consagrai-vos ao SENHOR em sua Santidade e trazei a oferta voluntária como sacrifício de Louvor, como em II Crônicas 29.
Cantai, amados, Cantai! Servi o REI de Israel, a JESUS CRISTO, o TEU SENHOR, como nos ensina II Crônicas 33.
Bendizei ao SENHOR de eternidade em Eternidade. Ó Igreja, amada. Lê Neemias 9.
Tocai o saltério e o címbalo, harpejai, louvai, Igreja amada, amada minha, como nos ensina Neemias 12.
Igreja, Cantai como o rei, em Salmos 7 (SALMO 7, 1 SENHOR meu Deus, em ti confio; salva-me de todos os que me perseguem, e livra-me; 2 Para que ele não arrebate a minha alma, como leão, despedaçando-a, sem que haja quem a livre. 3 SENHOR meu Deus, se eu fiz isto, se há perversidade nas minhas mãos, 4 Se paguei com o mal àquele que tinha paz comigo (antes, livrei ao que me oprimia sem causa), 5 Persiga o inimigo a minha alma e alcance-a; calque aos pés a minha vida sobre a terra, e reduza a pó a minha glória. (Selá.) 6 Levanta-te, SENHOR, na tua ira; exalta-te por causa do furor dos meus opressores; e desperta por mim para o juízo que ordenaste. 7 Assim te rodeará o ajuntamento de povos; por causa deles, pois, volta-te para as alturas. 8 O SENHOR julgará os povos; julga-me, SENHOR, conforme a minha justiça, e conforme a integridade que há em mim. 9 Tenha já fim a malícia dos ímpios; mas estabeleça-se o justo; pois tu, ó justo Deus, provas os corações e os rins. 10 O meu escudo é de Deus, que salva os retos de coração. 11 Deus é juiz justo, um Deus que se ira todos os dias. 12 Se o homem não se converter, Deus afiará a sua espada; já tem armado o seu arco, e está aparelhado. 13 E já para ele preparou armas mortais; e porá em ação as suas setas inflamadas contra os perseguidores. 14 Eis que ele está com dores de perversidade; concebeu trabalhos, e produziu mentiras. 15 Cavou um poço e o fez fundo, e caiu na cova que fez. 16 A sua obra cairá sobre a sua cabeça; e a sua violência descerá sobre a sua própria cabeça. 17 Eu louvarei ao SENHOR segundo a sua justiça, e cantarei louvores ao nome do SENHOR altíssimo.”).
SENHOR, em Ti nos alegraremos e cantaremos louvores como em Salmos 9 (“SALMO 9, 1 EU te louvarei, SENHOR, com todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas. 2 Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo. 3 Porquanto os meus inimigos retornaram, caíram e pereceram diante da tua face. 4 Pois tu tens sustentado o meu direito e a minha causa; tu te assentaste no tribunal, julgando justamente; 5 Repreendeste as nações, destruíste os ímpios; apagaste o seu nome para sempre e eternamente. 6 Oh! inimigo! acabaram-se para sempre as assolações; e tu arrasaste as cidades, e a sua memória pereceu com elas. 7 Mas o SENHOR está assentado perpetuamente; já preparou o seu tribunal para julgar. 8 Ele mesmo julgará o mundo com justiça; exercerá juízo sobre povos com retidão. 9 O SENHOR será também um alto refúgio para o oprimido; um alto refúgio em tempos de angústia. 10 Em ti confiarão os que conhecem o teu nome; porque tu, SENHOR, nunca desamparaste os que te buscam. 11 Cantai louvores ao SENHOR, que habita em Sião; anunciai entre os povos os seus feitos. 12 Pois quando inquire do derramamento de sangue, lembra-se deles: não se esquece do clamor dos aflitos. 13 Tem misericórdia de mim, SENHOR, olha para a minha aflição, causada por aqueles que me odeiam; tu que me levantas das portas da morte; 14 Para que eu conte todos os teus louvores nas portas da filha de Sião, e me alegre na tua salvação. 15 Os gentios enterraram-se na cova que fizeram; na rede que ocultaram ficou preso o seu pé. 16 O SENHOR é conhecido pelo juízo que fez; enlaçado foi o ímpio nas obras de suas mãos. (Higaiom; Selá.) 17 Os ímpios serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus. 18 Porque o necessitado não será esquecido para sempre, nem a expectação dos pobres perecerá perpetuamente. 19 Levanta-te, SENHOR; não prevaleça o homem; sejam julgados os gentios diante da tua face. 20 Põe-os em medo, SENHOR, para que saibam as nações que são formadas por meros homens. (Selá.)”).
Invocaremos o nome do SENHOR REI dos reis JESUS CRISTO, e Ele nos livrará no inimigo. Cantemos ao Seu Santo nome eternamente, como fez o rei Davi em Salmos 18.
Porque o SENHOR é Santo e habita entre os louvores da Igreja, em Salmos 22 (SALMO 22, 1 DEUS meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas do meu auxílio e das palavras do meu bramido? 2 Deus meu, eu clamo de dia, e tu não me ouves; de noite, e não tenho sossego. 3 Porém tu és santo, tu que habitas entre os louvores de Israel. 4 Em ti confiaram nossos pais; confiaram, e tu os livraste. 5 A ti clamaram e escaparam; em ti confiaram, e não foram confundidos. 6 Mas eu sou verme, e não homem, opróbrio dos homens e desprezado do povo. 7 Todos os que me vêem zombam de mim, estendem os lábios e meneiam a cabeça, dizendo: 8 Confiou no SENHOR, que o livre; livre-o, pois nele tem prazer. 9 Mas tu és o que me tiraste do ventre; fizeste-me confiar, estando aos seios de minha mãe. 10 Sobre ti fui lançado desde a madre; tu és o meu Deus desde o ventre de minha mãe. 11 Não te alongues de mim, pois a angústia está perto, e não há quem ajude. 12 Muitos touros me cercaram; fortes touros de Basã me rodearam. 13 Abriram contra mim suas bocas, como um leão que despedaça e que ruge. 14 Como água me derramei, e todos os meus ossos se desconjuntaram; o meu coração é como cera, derreteu-se no meio das minhas entranhas. 15 A minha força se secou como um caco, e a língua se me pega ao paladar; e me puseste no pó da morte. 16 Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou, traspassaram-me as mãos e os pés. 17 Poderia contar todos os meus ossos; eles vêem e me contemplam. 18 Repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha roupa. 19 Mas tu, SENHOR, não te alongues de mim. Força minha, apressa-te em socorrer-me. 20 Livra a minha alma da espada, e a minha predileta da força do cão. 21 Salva-me da boca do leão; sim, ouviste-me, das pontas dos bois selvagens. 22 Então declararei o teu nome aos meus irmãos; louvar-te-ei no meio da congregação. 23 Vós, que temeis ao SENHOR, louvai-o; todos vós, semente de Jacó, glorificai-o; e temei-o todos vós, semente de Israel. 24 Porque não desprezou nem abominou a aflição do aflito, nem escondeu dele o seu rosto; antes, quando ele clamou, o ouviu. 25 O meu louvor será de ti na grande congregação; pagarei os meus votos perante os que o temem. 26 Os mansos comerão e se fartarão; louvarão ao SENHOR os que o buscam; o vosso coração viverá eternamente. 27 Todos os limites da terra se lembrarão, e se converterão ao SENHOR; e todas as famílias das nações adorarão perante a tua face. 28 Porque o reino é do SENHOR, e ele domina entre as nações. 29 Todos os que na terra são gordos comerão e adorarão, e todos os que descem ao pó se prostrarão perante ele; e nenhum poderá reter viva a sua alma. 30 Uma semente o servirá; será declarada ao Senhor a cada geração. 31 Chegarão e anunciarão a sua justiça ao povo que nascer, porquanto ele o fez.”).
SENHOR, julga-nos segundo a tua justiça, pois os que andam em sinceridade te amam. Contemos as maravilhas do SENHOR de geração em geração, porque Ele é Forte, Ele é o SENHOR, O CRISTO do DEUS VIVO, em Salmos 26 (“SALMO 26, 1 JULGA-ME, SENHOR, pois tenho andado em minha sinceridade; tenho confiado também no SENHOR; não vacilarei. 2 Examina-me, SENHOR, e prova-me; esquadrinha os meus rins e o meu coração. 3 Porque a tua benignidade está diante dos meus olhos; e tenho andado na tua verdade. 4 Não me tenho assentado com homens vãos, nem converso com os homens dissimulados. 5 Tenho odiado a congregação de malfeitores; nem me ajunto com os ímpios. 6 Lavo as minhas mãos na inocência; e assim andarei, SENHOR, ao redor do teu altar. 7 Para publicar com voz de louvor, e contar todas as tuas maravilhas. 8 SENHOR, eu tenho amado a habitação da tua casa e o lugar onde permanece a tua glória. 9 Não apanhes a minha alma com os pecadores, nem a minha vida com os homens sanguinolentos, 10 Em cujas mãos há malefício, e cuja mão direita está cheia de subornos. 11 Mas eu ando na minha sinceridade; livra-me e tem piedade de mim. 12 O meu pé está posto em caminho plano; nas congregações louvarei ao SENHOR.” ).
Ele, o SENHOR exalta a nossa cabeça sobre nossos inimigos. Cantemos, Igreja, no seu tabernáculo com júbilo de louvores, como em Salmos 27 (“SALMO 27, 1 O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei? 2 Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, se chegaram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram. 3 Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nisto confiaria. 4 Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo. 5 Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; pôr-me-á sobre uma rocha. 6 Também agora a minha cabeça será exaltada sobre os meus inimigos que estão em redor de mim; por isso oferecerei sacrifício de júbilo no seu tabernáculo; cantarei, sim, cantarei louvores ao SENHOR. 7 Ouve, SENHOR, a minha voz quando clamo; tem também piedade de mim, e responde-me. 8 Quando tu disseste: Buscai o meu rosto; o meu coração disse a ti: O teu rosto, SENHOR, buscarei. 9 Não escondas de mim a tua face, não rejeites ao teu servo com ira; tu foste a minha ajuda, não me deixes nem me desampares, ó Deus da minha salvação. 10 Porque, quando meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me recolherá. 11 Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e guia-me pela vereda direita, por causa dos meus inimigos. 12 Não me entregues à vontade dos meus adversários; pois se levantaram falsas testemunhas contra mim, e os que respiram crueldade. 13 Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria a bondade do SENHOR na terra dos viventes. 14 Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR.”).
O SENHOR é quem exalta o seu povo. Ele nos livra do adversário. O SENHOR é o AMADO de nossas almas, como nos ensina o rei Davi em Salmos 30 (“SALMO 30, 1 EXALTAR-TE-EI, ó SENHOR, porque tu me exaltaste; e não fizeste com que meus inimigos se alegrassem sobre mim. 2 SENHOR meu Deus, clamei a ti, e tu me saraste. 3 SENHOR, fizeste subir a minha alma da sepultura; conservaste-me a vida para que não descesse ao abismo. 4 Cantai ao SENHOR, vós que sois seus santos, e celebrai a memória da sua santidade. 5 Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. 6 Eu dizia na minha prosperidade: Não vacilarei jamais. 7 Tu, SENHOR, pelo teu favor fizeste forte a minha montanha; tu encobriste o teu rosto, e fiquei perturbado. 8 A ti, SENHOR, clamei, e ao SENHOR supliquei. 9 Que proveito há no meu sangue, quando desço à cova? Porventura te louvará o pó? Anunciará ele a tua verdade? 10 Ouve, SENHOR, e tem piedade de mim, SENHOR; sê o meu auxílio. 11 Tornaste o meu pranto em folguedo; desataste o meu pano de saco, e me cingiste de alegria, 12 Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. SENHOR, meu Deus, eu te louvarei para sempre.”).
Ao reto, convém o louvor a Deus. Exaltai com júbilo ao SENHOR eternamente, como louva o rei Davi em Salmos 33 (“SALMO 33, 1 REGOZIJAI-VOS no SENHOR, vós justos, pois aos retos convém o louvor. 2 Louvai ao SENHOR com harpa, cantai a ele com o saltério e um instrumento de dez cordas. 3 Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo. 4 Porque a palavra do SENHOR é reta, e todas as suas obras são fiéis. 5 Ele ama a justiça e o juízo; a terra está cheia da bondade do SENHOR. 6 Pela palavra do SENHOR foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca. 7 Ele ajunta as águas do mar como num montão; põe os abismos em depósitos. 8 Tema toda a terra ao SENHOR; temam-no todos os moradores do mundo. 9 Porque falou, e foi feito; mandou, e logo apareceu. 10 O SENHOR desfaz o conselho dos gentios, quebranta os intentos dos povos. 11 O conselho do SENHOR permanece para sempre; os intentos do seu coração de geração em geração. 12 Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo ao qual escolheu para sua herança. 13 O SENHOR olha desde os céus e está vendo a todos os filhos dos homens. 14 Do lugar da sua habitação contempla todos os moradores da terra. 15 Ele é que forma o coração de todos eles, que contempla todas as suas obras. 16 Não há rei que se salve com a grandeza dum exército, nem o homem valente se livra pela muita força. 17 O cavalo é falaz para a segurança; não livra ninguém com a sua grande força. 18 Eis que os olhos do SENHOR estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia; 19 Para lhes livrar as almas da morte, e para os conservar vivos na fome. 20 A nossa alma espera no SENHOR; ele é o nosso auxílio e o nosso escudo. 21 Pois nele se alegra o nosso coração; porquanto temos confiado no seu santo nome. 22 Seja a tua misericórdia, SENHOR, sobre nós, como em ti esperamos.”).
Em todo o tempo, Ó Igreja, louvai ao SENHOR, que de nossa boca cante louvores a DEUS e em mansidão ouviremos e nos alegraremos nos SENHOR. Juntos, exaltaremos o SEU SANTO NOME, como nos ensina o rei em Salmo 34 (“SALMO 34, 1 LOUVAREI ao SENHOR em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca. 2 A minha alma se gloriará no SENHOR; os mansos o ouvirão e se alegrarão. 3 Engrandecei ao SENHOR comigo; e juntos exaltemos o seu nome. 4 Busquei ao SENHOR, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores. 5 Olharam para ele, e foram iluminados; e os seus rostos não ficaram confundidos. 6 Clamou este pobre, e o SENHOR o ouviu, e o salvou de todas as suas angústias. 7 O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. 8 Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia. 9 Temei ao SENHOR, vós, os seus santos, pois nada falta aos que o temem. 10 Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas àqueles que buscam ao SENHOR bem nenhum faltará. 11 Vinde, meninos, ouvi-me; eu vos ensinarei o temor do SENHOR. 12 Quem é o homem que deseja a vida, que quer largos dias para ver o bem? 13 Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano. 14 Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a. 15 Os olhos do SENHOR estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor. 16 A face do SENHOR está contra os que fazem o mal, para desarraigar da terra a memória deles. 17 Os justos clamam, e o SENHOR os ouve, e os livra de todas as suas angústias. 18 Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito. 19 Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas. 20 Ele lhe guarda todos os seus ossos; nem sequer um deles se quebra. 21 A malícia matará o ímpio, e os que odeiam o justo serão punidos. 22 O SENHOR resgata a alma dos seus servos, e nenhum dos que nele confiam será punido.”).
O SENHOR é quem nos vinga. Dele é o juízo e a reta justiça. Cantem louvores eternamente os que amam a justiça. O SENHOR seja engrandecido, o qual ama a prosperidade do seu servo, como canta o rei Davi em Salmo 35.
Assim como o servo brama pelas correntes das águas, assim suspira a Igreja por Ti, Ó DEUS. Temos sede de Ti. O SENHOR é misericordioso para com o Seu povo, como nos mostra o rei Davi em Salmo 42 (“SALMO 42,  1 ASSIM como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! 2 A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus? 3 As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, enquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus? 4 Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu havia ido com a multidão. Fui com eles à casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava. 5 Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face. 6 Ó meu Deus, dentro de mim a minha alma está abatida; por isso lembro-me de ti desde a terra do Jordão, e desde os hermonitas, desde o pequeno monte. 7 Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado sobre mim. 8 Contudo o SENHOR mandará a sua misericórdia de dia, e de noite a sua canção estará comigo, uma oração ao Deus da minha vida. 9 Direi a Deus, minha rocha: Por que te esqueceste de mim? Por que ando lamentando por causa da opressão do inimigo? 10 Com ferida mortal em meus ossos me afrontam os meus adversários, quando todo dia me dizem: Onde está o teu Deus? 11 Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus.”).
Cantai louvores ao nosso DEUS. Louvem o Seu Nome os povos todos, louvai o REI JESUS CRISTO, como louva o rei Davi em Salmo 47 (“SALMO 47, 1 BATEI palmas, todos os povos; aclamai a Deus com voz de triunfo. 2 Porque o SENHOR Altíssimo é tremendo, e Rei grande sobre toda a terra. 3 Ele nos subjugará os povos e as nações debaixo dos nossos pés. 4 Escolherá para nós a nossa herança, a glória de Jacó, a quem amou. (Selá.) 5 Deus subiu com júbilo, o SENHOR subiu ao som de trombeta. 6 Cantai louvores a Deus, cantai louvores; cantai louvores ao nosso Rei, cantai louvores. 7 Pois Deus é o Rei de toda a terra, cantai louvores com inteligência. 8 Deus reina sobre os gentios; Deus se assenta sobre o trono da sua santidade. 9 Os príncipes do povo se ajuntam, o povo do Deus de Abraão; porque os escudos da terra são de Deus. Ele está muito elevado!”).
Grande é o SENHOR, Grande é o SENHOR, Suas grandes obras não têm fim. Seus Olhos estão sobre mim. Noiva amada, louvai, como nos ensina Salmo 48 (“ SALMO 48, 1 GRANDE é o SENHOR e mui digno de louvor, na cidade do nosso Deus, no seu monte santo. 2 Formoso de sítio, e alegria de toda a terra é o monte Sião sobre os lados do norte, a cidade do grande Rei. 3 Deus é conhecido nos seus palácios por um alto refúgio. 4 Porque eis que os reis se ajuntaram; eles passaram juntos. 5 Viram-no e ficaram maravilhados; ficaram assombrados e se apressaram em fugir. 6 Tremor ali os tomou, e dores como de mulher de parto. 7 Tu quebras as naus de Társis com um vento oriental. 8 Como o ouvimos, assim o vimos na cidade do SENHOR dos Exércitos, na cidade do nosso Deus. Deus a confirmará para sempre. (Selá.) 9 Lembramo-nos, ó Deus, da tua benignidade, no meio do teu templo. 10 Segundo é o teu nome, ó Deus, assim é o teu louvor, até aos fins da terra; a tua mão direita está cheia de justiça. 11 Alegre-se o monte de Sião; alegrem-se as filhas de Judá por causa dos teus juízos. 12 Rodeai Sião, e cercai-a, contai as suas torres. 13 Marcai bem os seus antemuros, considerai os seus palácios, para que o conteis à geração seguinte. 14 Porque este Deus é o nosso Deus para sempre; ele será nosso guia até à morte.”).
Do SENHOR é toda a Terra e até os seus confins. No SEU CRISTO, O SENHOR encontrou a justiça. Pelo SEU CRISTO o SENHOR nos deu a sua Salvação. Louvai, Igreja, ao SENHOR REI dos reis JESUS CRISTO , O CRISTO DE DEUS, como nos ensina Salmo 50 (“SALMO 50, 1 O DEUS poderoso, o SENHOR, falou e chamou a terra desde o nascimento do sol até ao seu ocaso. 2 Desde Sião, a perfeição da formosura, resplandeceu Deus. 3 Virá o nosso Deus, e não se calará; um fogo se irá consumindo diante dele, e haverá grande tormenta ao redor dele. 4 Chamará os céus lá do alto, e a terra, para julgar o seu povo. 5 Ajuntai-me os meus santos, aqueles que fizeram comigo uma aliança com sacrifícios. 6 E os céus anunciarão a sua justiça; pois Deus mesmo é o Juiz. (Selá.) 7 Ouve, povo meu, e eu falarei; ó Israel, e eu protestarei contra ti: Sou Deus, sou o teu Deus. 8 Não te repreenderei pelos teus sacrifícios, ou holocaustos, que estão continuamente perante mim. 9 Da tua casa não tirarei bezerro, nem bodes dos teus currais. 10 Porque meu é todo animal da selva, e o gado sobre milhares de montanhas. 11 Conheço todas as aves dos montes; e minhas são todas as feras do campo. 12 Se eu tivesse fome, não to diria, pois meu é o mundo e toda a sua plenitude. 13 Comerei eu carne de touros? ou beberei sangue de bodes? 14 Oferece a Deus sacrifício de louvor, e paga ao Altíssimo os teus votos. 15 E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás. 16 Mas ao ímpio diz Deus: Que fazes tu em recitar os meus estatutos, e em tomar a minha aliança na tua boca? 17 Visto que odeias a correção, e lanças as minhas palavras para detrás de ti. 18 Quando vês o ladrão, consentes com ele, e tens a tua parte com adúlteros. 19 Soltas a tua boca para o mal, e a tua língua compõe o engano. 20 Assentas-te a falar contra teu irmão; falas mal contra o filho de tua mãe. 21 Estas coisas tens feito, e eu me calei; pensavas que era tal como tu, mas eu te argüirei, e as porei por ordem diante dos teus olhos: 22 Ouvi pois isto, vós que vos esqueceis de Deus; para que eu vos não faça em pedaços, sem haver quem vos livre. 23 Aquele que oferece o sacrifício de louvor me glorificará; e àquele que bem ordena o seu caminho eu mostrarei a salvação de Deus.”).
O SENHOR é quem apaga a nossas iniqüidades. Louvai ao teu Salvador, ó Igreja! Cantai a ele com fervor. Oferecei as vossas lágrimas com o coração arrependido, amada do SENHOR, como nos ensina o rei em Salmo 51 (“SALMO 51, 1 TEM misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. 2 Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. 3 Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. 4 Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares. 5 Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. 6 Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria. 7 Purifica-me com hissope, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve. 8 Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste. 9 Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades. 10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. 11 Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. 12 Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. 13 Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão. 14 Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tua justiça. 15 Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor. 16 Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos. 17 Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. 18 Faze o bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém. 19 Então te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; então se oferecerão novilhos sobre o teu altar.”).
Igreja, arrependei-vos e cantai ao SENHOR, como em Salmos 57 ( “SALMO 57, 1 TEM misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades. 2 Clamarei ao Deus altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa. 3 Ele enviará desde os céus, e me salvará do desprezo daquele que procurava devorar-me. (Selá.) Deus enviará a sua misericórdia e a sua verdade. 4 A minha alma está entre leões, e eu estou entre aqueles que estão abrasados, filhos dos homens, cujos dentes são lanças e flechas, e a sua língua espada afiada. 5 Sê exaltado, ó Deus, sobre os céus; seja a tua glória sobre toda a terra. 6 Armaram uma rede aos meus passos; a minha alma está abatida. Cavaram uma cova diante de mim, porém eles mesmos caíram no meio dela. (Selá.) 7 Preparado está o meu coração, ó Deus, preparado está o meu coração; cantarei, e darei louvores. 8 Desperta, glória minha; despertai, saltério e harpa; eu mesmo despertarei ao romper da alva. 9 Louvar-te-ei, Senhor, entre os povos; eu te cantarei entre as nações. 10 Pois a tua misericórdia é grande até aos céus, e a tua verdade até às nuvens. 11 Sê exaltado, ó Deus, sobre os céus; e seja a tua glória sobre toda a terra.”).
O SENHOR REI dos reis JESUS CRISTO é a nossa rocha e tabernáculo, nosso alto refúgio, nos alegremos em louvores ao SENHOR, como mostra Salmo 61 (“SALMO 61, 1 OUVE, ó Deus, o meu clamor; atende à minha oração. 2 Desde o fim da terra clamarei a ti, quando o meu coração estiver desmaiado; leva-me para a rocha que é mais alta do que eu. 3 Pois tens sido um refúgio para mim, e uma torre forte contra o inimigo. 4 Habitarei no teu tabernáculo para sempre; abrigar-me-ei no esconderijo das tuas asas. (Selá.) 5 Pois tu, ó Deus, ouviste os meus votos; deste-me a herança dos que temem o teu nome. 6 Prolongarás os dias do rei; e os seus anos serão como muitas gerações. 7 Ele permanecerá diante de Deus para sempre; prepara-lhe misericórdia e verdade que o preservem. 8 Assim cantarei louvores ao teu nome perpetuamente, para pagar os meus votos de dia em dia.”).
Em CRISTO JESUS, espera o louvor de Sião, em Cristo JESUS, pagaremos o sacrifico de louvor em oferta a DEUS, como nos ensina o rei Davi em Salmo 65, no entanto não fazendo o Voto na Velha Aliança, como nos ensina o SENHOR REI dos reis JESUS CRISTO , pois eis que o SENHOR JESUS é maior do que Moisés (“ SALMO 65,  1 A TI, ó Deus, espera o louvor em Sião, e a ti se pagará o voto. 2 Ó tu que ouves as orações, a ti virá toda a carne. 3 Prevalecem as iniqüidades contra mim; porém tu limpas as nossas transgressões. 4 Bem-aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar a ti, para que habite em teus átrios; nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu santo templo. 5 Com coisas tremendas em justiça nos responderás, ó Deus da nossa salvação; tu és a esperança de todas as extremidades da terra, e daqueles que estão longe sobre o mar. 6 O que pela sua força consolida os montes, cingido de fortaleza; 7 O que aplaca o ruído dos mares, o ruído das suas ondas, e o tumulto dos povos. 8 E os que habitam nos fins da terra temem os teus sinais; tu fazes alegres as saídas da manhã e da tarde. 9 Tu visitas a terra, e a refrescas; tu a enriqueces grandemente com o rio de Deus, que está cheio de água; tu lhe preparas o trigo, quando assim a tens preparada. 10 Enches de água os seus sulcos; tu lhe aplanas as leivas; tu a amoleces com a muita chuva; abençoas as suas novidades. 11 Coroas o ano com a tua bondade, e as tuas veredas destilam gordura. 12 Destilam sobre os pastos do deserto, e os outeiros os cingem de alegria. 13 Os campos se vestem de rebanhos, e os vales se cobrem de trigo; eles se regozijam e cantam.”).
Igreja, celebrai com júbilo ao SENHOR REI dos reis JESUS CRISTO , celebrai ao FILHO, pois o Pai é Bom. Rejubile-se no Seu Espírito Santo, porque Ele é o nosso Selo e o nosso Guarda. O SENHOR é quem nos prova e nos afia. O SENHOR é quem santifica a oferta. Ele é quem responde às nossas orações, como nos mostra o Salmo 66  (“SALMO 66, 1 CELEBRAI com júbilo a Deus, todas as terras. 2 Cantai a glória do seu nome; dai glória ao seu louvor. 3 Dizei a Deus: Quão tremendo és tu nas tuas obras! Pela grandeza do teu poder se submeterão a ti os teus inimigos. 4 Todos os moradores da terra te adorarão e te cantarão; cantarão o teu nome. (Selá.) 5 Vinde, e vede as obras de Deus: é tremendo nos seus feitos para com os filhos dos homens. 6 Converteu o mar em terra seca; passaram o rio a pé; ali nos alegramos nele. 7 Ele domina eternamente pelo seu poder; os seus olhos estão sobre as nações; não se exaltem os rebeldes. (Selá.) 8 Bendizei, povos, ao nosso Deus, e fazei ouvir a voz do seu louvor, 9 Ao que sustenta com vida a nossa alma, e não consente que sejam abalados os nossos pés. 10 Pois tu, ó Deus, nos provaste; tu nos afinaste como se afina a prata. 11 Tu nos puseste na rede; afligiste os nossos lombos, 12 Fizeste com que os homens cavalgassem sobre as nossas cabeças; passamos pelo fogo e pela água; mas nos trouxeste a um lugar espaçoso. 13 Entrarei em tua casa com holocaustos; pagar-te-ei os meus votos, 14 Os quais pronunciaram os meus lábios, e falou a minha boca, quando estava na angústia. 15 Oferecer-te-ei holocaustos gordurosos com incenso de carneiros; oferecerei novilhos com cabritos. (Selá.) 16 Vinde, e ouvi, todos os que temeis a Deus, e eu contarei o que ele tem feito à minha alma. 17 A ele clamei com a minha boca, e ele foi exaltado pela minha língua. 18 Se eu atender à iniqüidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá; 19 Mas, na verdade, Deus me ouviu; atendeu à voz da minha oração. 20 Bendito seja Deus, que não rejeitou a minha oração, nem desviou de mim a sua misericórdia.”).
O SENHOR é quem dissipa os inimigos da Igreja. Ele é o nosso escudo e fortaleza. Cantai os justos e tremam os ímpios, porque o braço do SENHOR é exaltado entre as nações. Ele usa de bondade para com o pobre e entra com a provisão. Reinos da terra, cantai e louvai ao SENHOR, como nos ensina o Salmo 68.
Igreja, que a nossa boca esteja cheia do louvor, dando glória ao SENHOR todos os dias de nossas vidas, como nos ensina o Salmo 71.
Louvai, Igreja, ao Teu Deus, porque o nome do SENHOR é Poderoso. Ele está perto. As suas maravilhas são inefáveis, declare-as com Louvor, como em Salmo 75 (“SALMO 75, 1 A TI, ó Deus, glorificamos, a ti damos louvor, pois o teu nome está perto, as tuas maravilhas o declaram. 2 Quando eu ocupar o lugar determinado, julgarei retamente. 3 A terra e todos os seus moradores estão dissolvidos, mas eu fortaleci as suas colunas. (Selá.) 4 Disse eu aos loucos: Não enlouqueçais, e aos ímpios: Não levanteis a fronte; 5 Não levanteis a vossa fronte altiva, nem faleis com cerviz dura. 6 Porque nem do oriente, nem do ocidente, nem do deserto vem a exaltação. 7 Mas Deus é o Juiz: a um abate, e a outro exalta. 8 Porque na mão do SENHOR há um cálice cujo vinho é tinto; está cheio de mistura; e dá a beber dele; mas as escórias dele todos os ímpios da terra as sorverão e beberão. 9 E eu o declararei para sempre; cantarei louvores ao Deus de Jacó. 10 E quebrarei todas as forças dos ímpios, mas as forças dos justos serão exaltadas.”).
Ilustre e glorioso é o SENHOR REI dos reis JESUS CRISTO . Amados, louvai o seu nome, porque Ele é o Juízo e Juiz, pagai o sacrifico de louvor, Igreja, segundo a disposição do coração, como ensina o Salmo 76 (“SALMO 76, 1 CONHECIDO é Deus em Judá; grande é o seu nome em Israel. 2 E em Salém está o seu tabernáculo, e a sua morada em Sião. 3 Ali quebrou as flechas do arco; o escudo, e a espada, e a guerra. (Selá.) 4 Tu és mais ilustre e glorioso do que os montes de caça. 5 Os que são ousados de coração são despojados; dormiram o seu sono; e nenhum dos homens de força achou as próprias mãos. 6 À tua repreensão, ó Deus de Jacó, carros e cavalos são lançados num sono profundo. 7 Tu, tu és temível; e quem subsistirá à tua vista, uma vez que te irares? 8 Desde os céus fizeste ouvir o teu juízo; a terra tremeu e se aquietou, 9 Quando Deus se levantou para fazer juízo, para livrar a todos os mansos da terra. (Selá.) 10 Certamente a cólera do homem redundará em teu louvor; o restante da cólera tu o restringirás. 11 Fazei votos, e pagai ao SENHOR vosso Deus; tragam presentes, os que estão em redor dele, àquele que é temível. 12 Ele ceifará o espírito dos príncipes; é tremendo para com os reis da terra.”).
Ó Igreja, ouvi a voz do Espírito do SENHOR. Estai atendo aos seus suaves afagos, no meio dos Louvores Ele habita. Eternamente, em JESUS CRISTO está a Lei cumprida. Adorai com os lábios em santidade, amada minha, santificai-vos, pois ao SENHOR, porque Ele é o teu amado, porque Ele é Santo, desde o mais elevado entendimento, do SENHOR é Toda a Força e o Amor e a Graça. O SENHOR te guarda sob a nuvem de fogo, Ele te livra de faraó. Ele é o SENHOR, como nos ensina o Salmo 78.
Ajuda-nos, SENHOR DEUS, porque és o nosso DEUS. De nossas iniqüidades não te lembres, porque o Teu Ungido nos remiu e nos deu a Salvação. Ouve, Deus, o gemido do Teu povo, e te louvaremos eternamente. Igreja, amai os vossos inimigos como nos ensina o SENHOR REI dos reis JESUS CRISTO e louvai de geração em geração como nos ensina o Salmo 79 (“SALMO 79, 1 Ó DEUS, os gentios vieram à tua herança; contaminaram o teu santo templo; reduziram Jerusalém a montões de pedras. 2 Deram os corpos mortos dos teus servos por comida às aves dos céus, e a carne dos teus santos às feras da terra. 3 Derramaram o sangue deles como a água ao redor de Jerusalém, e não houve quem os enterrasse. 4 Somos feitos opróbrio para nossos vizinhos, escárnio e zombaria para os que estão à roda de nós. 5 Até quando, SENHOR? Acaso te indignarás para sempre? Arderá o teu zelo como fogo? 6 Derrama o teu furor sobre os gentios que não te conhecem, e sobre os reinos que não invocam o teu nome. 7 Porque devoraram a Jacó, e assolaram as suas moradas. 8 Não te lembres das nossas iniqüidades passadas; venham ao nosso encontro depressa as tuas misericórdias, pois já estamos muito abatidos. 9 Ajuda-nos, ó Deus da nossa salvação, pela glória do teu nome; e livra-nos, e perdoa os nossos pecados por amor do teu nome. 10 Porque diriam os gentios: Onde está o seu Deus? Seja ele conhecido entre os gentios, à nossa vista, pela vingança do sangue dos teus servos, que foi derramado. 11 Venha perante a tua face o gemido dos presos; segundo a grandeza do teu braço preserva aqueles que estão sentenciados à morte. 12 E torna aos nossos vizinhos, no seu regaço, sete vezes tanto da sua injúria com a qual te injuriaram, Senhor. 13 Assim nós, teu povo e ovelhas de teu pasto, te louvaremos eternamente; de geração em geração cantaremos os teus louvores.”).
Louvemos, Igreja, ao SENHOR, porque Ele é bom. Cantaremos louvores ao SENHOR. A Ele pertence o juízo, e certamente vem o juízo sobre os que são contra o SENHOR dos Exércitos, lembrai-vos porém, ó Igreja, que o julgar pertence a DEUS, e que nos foi dado mandamento do SENHOR REI dos reis JESUS CRISTO para que amemos os nossos inimigos e que bendigamos os que nos maldizem, porque perfeito é o nosso Pai, então cantai ao SENHOR com o culto racional e observai os seus preceitos da Nova Aliança em Cristo, ao cantar o Salmo 92 (“SALMO 92, 1 BOM é louvar ao SENHOR, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo; 2 Para de manhã anunciar a tua benignidade, e todas as noites a tua fidelidade; 3 Sobre um instrumento de dez cordas, e sobre o saltério; sobre a harpa com som solene. 4 Pois tu, SENHOR, me alegraste pelos teus feitos; exultarei nas obras das tuas mãos. 5 Quão grandes são, SENHOR, as tuas obras! Mui profundos são os teus pensamentos. 6 O homem brutal não conhece, nem o louco entende isto. 7 Quando o ímpio crescer como a erva, e quando florescerem todos os que praticam a iniqüidade, é que serão destruídos perpetuamente. 8 Mas tu, SENHOR, és o Altíssimo para sempre. 9 Pois eis que os teus inimigos, SENHOR, eis que os teus inimigos perecerão; serão dispersos todos os que praticam a iniqüidade. 10 Porém tu exaltarás o meu poder, como o do boi selvagem. Serei ungido com óleo fresco. 11 Os meus olhos verão o meu desejo sobre os meus inimigos, e os meus ouvidos ouvirão o meu desejo acerca dos malfeitores que se levantam contra mim. 12 O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano. 13 Os que estão plantados na casa do SENHOR florescerão nos átrios do nosso Deus. 14 Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos, 15 Para anunciar que o SENHOR é reto. Ele é a minha rocha e nele não há injustiça”).
Louvemos a DEUS e nos prostremos diante do Seu Cordeiro Santo, que já veio em carne, padeceu por nossos pecados, ressuscitou ao terceiro dia, ascendeu aos Céus e intercede por nós à destra de Deus Pai, de onde voltará e julgará os vivos e os mortos. Ouvi a sua voz com atenção e não endurecei o coração, como nos ensina o rei em Salmo 95 (“SALMO 95, 1 VINDE, cantemos ao SENHOR; jubilemos à rocha da nossa salvação. 2 Apresentemo-nos ante a sua face com louvores, e celebremo-lo com salmos. 3 Porque o SENHOR é Deus grande, e Rei grande sobre todos os deuses. 4 Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes são suas. 5 Seu é o mar, e ele o fez, e as suas mãos formaram a terra seca. 6 Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR que nos criou. 7 Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas da sua mão. Se hoje ouvirdes a sua voz, 8 Não endureçais os vossos corações, assim como na provocação e como no dia da tentação no deserto;9 Quando vossos pais me tentaram, me provaram, e viram a minha obra. 10 Quarenta anos estive desgostado com esta geração, e disse: É um povo que erra de coração, e não tem conhecido os meus caminhos. 11 A quem jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso”).
O SENHOR é JUIZ JUSTO. Cantai a Ele, ó Igreja um cântico novo. Bendizei ao SENHOR REI dos reis JESUS CRISTO eternamente. Porque Ele é O Rei que está acima de toda a altura. Altíssimo Ele é! Santíssimo é o Seu nome, Onipotente o Seu Poder, como nos ensina o rei Davi em Salmo 96 (“SALMO 96, 1 CANTAI ao SENHOR um cântico novo, cantai ao SENHOR toda a terra. 2 Cantai ao SENHOR, bendizei o seu nome; anunciai a sua salvação de dia em dia. 3 Anunciai entre as nações a sua glória; entre todos os povos as suas maravilhas. 4 Porque grande é o SENHOR, e digno de louvor, mais temível do que todos os deuses. 5 Porque todos os deuses dos povos são ídolos, mas o SENHOR fez os céus. 6 Glória e majestade estão ante a sua face, força e formosura no seu santuário. 7 Dai ao SENHOR, ó famílias dos povos, dai ao SENHOR glória e força. 8 Dai ao SENHOR a glória devida ao seu nome; trazei oferenda, e entrai nos seus átrios. 9 Adorai ao SENHOR na beleza da santidade; tremei diante dele toda a terra. 10 Dizei entre os gentios que o SENHOR reina. O mundo também se firmará para que se não abale; julgará os povos com retidão. 11 Alegrem-se os céus, e regozije-se a terra; brame o mar e a sua plenitude. 12 Alegre-se o campo com tudo o que há nele; então se regozijarão todas as árvores do bosque, 13 Ante a face do SENHOR, porque vem, porque vem a julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos com a sua verdade.”).
Daí louvores ao SENHOR, porque Ele é Santo e Tremendo. Confundidos serão os que contendem com DESUS e vão após imagens de esculturas, porque Ele não dá a sua Glória a outro. JESUS CRISTO é o SENHOR. Louvai, como em Salmo 97 (“SALMO 97, 1 O SENHOR reina; regozije-se a terra; alegrem-se as muitas ilhas. 2 Nuvens e escuridão estão ao redor dele; justiça e juízo são a base do seu trono. 3 Um fogo vai adiante dele, e abrasa os seus inimigos em redor. 4 Os seus relâmpagos iluminam o mundo; a terra viu e tremeu. 5 Os montes derretem como cera na presença do SENHOR, na presença do Senhor de toda a terra. 6 Os céus anunciam a sua justiça, e todos os povos vêem a sua glória. 7 Confundidos sejam todos os que servem imagens de escultura, que se gloriam de ídolos; prostrai-vos diante dele todos os deuses. 8 Sião ouviu e se alegrou; e os filhos de Judá se alegraram por causa da tua justiça, ó SENHOR. 9 Pois tu, SENHOR, és o mais alto sobre toda a terra; tu és muito mais exaltado do que todos os deuses. 10 Vós, que amais ao SENHOR, odiai o mal. Ele guarda as almas dos seus santos; ele os livra das mãos dos ímpios. 11 A luz semeia-se para o justo, e a alegria para os retos de coração. 12 Alegrai-vos, ó justos, no SENHOR, e dai louvores à memória da sua santidade.”).
Igreja, louvai e cantai novo hino, renovai as forças no SENHOR TEU DEUS, o SENHOR REI dos reis JESUS CRISTO , porque os cravos e os espinhos e a cruz e os açoites moeram o SENHOR e a sua carne, mas pelo Seu sacrifico fomos salvos. Ele carregou com as nossas iniqüidades e pelas suas pisaduras fomos sarados. Cantai com liberdade, como em Salmo 98 ( “SALMO 98, 1 CANTAI ao SENHOR um cântico novo, porque fez maravilhas; a sua destra e o seu braço santo lhe alcançaram a salvação. 2 O SENHOR fez notória a sua salvação, manifestou a sua justiça perante os olhos dos gentios. 3 Lembrou-se da sua benignidade e da sua verdade para com a casa de Israel; todas as extremidades da terra viram a salvação do nosso Deus. 4 Exultai no SENHOR toda a terra; exclamai e alegrai-vos de prazer, e cantai louvores. 5 Cantai louvores ao SENHOR com a harpa; com a harpa e a voz do canto. 6 Com trombetas e som de cornetas, exultai perante a face do SENHOR, do Rei. 7 Brame o mar e a sua plenitude; o mundo, e os que nele habitam. 8 Os rios batam as palmas; regozijem-se também as montanhas, 9 Perante a face do SENHOR, porque vem a julgar a terra; com justiça julgará o mundo, e o povo com eqüidade.”).
O SENHOR é o nosso Salvador. Dele vem a nossa salvação. A força do Seu braço o susteve, porque Ele é a glória do seu próprio ser. A sua glória o SENHOR não dá a outrem, porque Dele e por Ele e para Ele são todas coisas. Cantai cântico novo, exultai como em Salmo 98 (“SALMO 98, 1 CANTAI ao SENHOR um cântico novo, porque fez maravilhas; a sua destra e o seu braço santo lhe alcançaram a salvação. 2 O SENHOR fez notória a sua salvação, manifestou a sua justiça perante os olhos dos gentios. 3 Lembrou-se da sua benignidade e da sua verdade para com a casa de Israel; todas as extremidades da terra viram a salvação do nosso Deus. 4 Exultai no SENHOR toda a terra; exclamai e alegrai-vos de prazer, e cantai louvores. 5 Cantai louvores ao SENHOR com a harpa; com a harpa e a voz do canto. 6 Com trombetas e som de cornetas, exultai perante a face do SENHOR, do Rei. 7 Brame o mar e a sua plenitude; o mundo, e os que nele habitam. 8 Os rios batam as palmas; regozijem-se também as montanhas, 9 Perante a face do SENHOR, porque vem a julgar a terra; com justiça julgará o mundo, e o povo com eqüidade.”).
Cantem o nome do SENHOR todos os moradores da Terra. Temei e adorai-o em temor e amor, porque Ele é Grande e Grandes são os seus juízos. O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria que vem de cima, do alto. Saiba que o SENHOR é o Seu CRISTO JESUS, que JESUS CRISTO é DEUS. Servi ao EU SOU, ao CRISTO DE DEUS, como em Salmo 100  (“SALMO 100, 1 CELEBRAI com júbilo ao SENHOR, todas as terras. 2 Servi ao SENHOR com alegria; e entrai diante dele com canto. 3 Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto. 4 Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome. 5 Porque o SENHOR é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração.”).
Igreja, arrependei-vos em sinceridade com o rei, e humilhai-vos diante do DEUS Altíssimo e do SEU CRISTO. Porque o SENHOR permanece de geração em geração, mas os ímpios perecerão e serão esquecidos, por isso, irmão meu, buscai a DEUS, clamai de coração o SEU SANTO NOME e esperai e descasai em esperança no SENHOR REI dos reis JESUS CRISTO , porque o castigo que nos traz a paz veio sobre Ele, o SALVADOR, para entendimento segundo a Nova Aliança de Salmo 102.
Igreja, louvai ao SENHOR, porque Ele é Santo. Suas obras não têm fim, porque Ele é muito grande em Poder e Majestade. Tremei aqueles que contendem com o SENHOR e rejubilai-vos vós justos, vós que sois oprimidos por causa do SEU SANTO NOME, porque o SENHOR REI dos reis JESUS CRISTO reina. Cantai com o entendimento e a sabedoria, como nos ensina o rei em Salmo 104.
Igreja, ouve a Voz do teu PAI, o SENHOR DEUS PAI, e rejubila-te em DEUS FILHO, escutai a sua SANTA PALAVRA, porque Ele é o SENHOR. Suspirai o afago de amor do Consolador que sopra o seu vento suave em nossos corações, o ESPÍRITO SANTO, como nos ensina o Salmo 106.
Amados, quando o rei Davi escreveu Salmos, não era vindo o Messias. Cantai e adorai ao DEUS VIVO, porque grande é o CRISTO que peleja por nós. Ele é contigo, Ó Igreja, amada do SENHOR. Preparai-vos para a Sua volta, porque bem aventurado e santo aquele que morre no SENHOR e descansa até o dia da sua volta. Esse não sofrerá a ira vindoura, mas cantará ao SENHOR, porque o nosso DEUS é bom. Vós remidos, proclamai a Palavra do Vosso Mestre, porque somente Ele é digno de ser chamado Mestre e SENHOR. Com o Seu Sangue nos remiu e nos resgatou. Fomos comprados por grande preço. Por isso, louvai de todo o vosso coração, porque o império de satanás e da morte já não existe sobre vós que estais em CRISTO. Eis que Ele voltará e aniquilará toda má obra, porque sem Ele, nada do que foi feito se fez. Cantai como em Salmo 107.
Louvai. Louvai. Porque Ele está á destra de Deus Pai, assentado no trono da sua Glória e todos os seus inimigos estarão por escabelo de Seus Pés, porque DEUS PAI é o SENHOR e sua Santidade somente por nós é alcançada em DEUS FILHO. Louvai como nos ensina o Salmo 108 (“SALMO 108, 1 PREPARADO está o meu coração, ó Deus; cantarei e darei louvores até com a minha glória. 2 Despertai, saltério e harpa; eu mesmo despertarei ao romper da alva. 3 Louvar-te-ei entre os povos, SENHOR, e a ti cantarei louvores entre as nações. 4 Porque a tua benignidade se estende até aos céus, e a tua verdade chega até às mais altas nuvens. 5 Exalta-te sobre os céus, ó Deus, e a tua glória sobre toda a terra. 6 Para que sejam livres os teus amados, salva-nos com a tua destra, e ouve-nos. 7 Deus falou na sua santidade; eu me regozijarei; repartirei a Siquém, e medirei o vale de Sucote. 8 Meu é Gileade, meu é Manassés; e Efraim a força da minha cabeça, Judá o meu legislador. 9 Moabe a minha bacia de lavar; sobre Edom lançarei o meu sapato, sobre a Filístia jubilarei. 10 Quem me levará à cidade forte? Quem me guiará até Edom? 11 Porventura não serás tu, ó Deus, que nos rejeitaste? E não sairás, ó Deus, com os nossos exércitos? 12 Dá-nos auxílio para sair da angústia, porque vão é o socorro da parte do homem. 13 Em Deus faremos proezas, pois ele calcará aos pés os nossos inimigos.”).
Amados, na mão do SENHOR está toda a justiça. Bendizei os que vos maldizem e abençoai quando sois amaldiçoados e atribulados, porque muito grande é o CRISTO do DEUS VIVO. A vingança está na mão Dele. E Ele retribuirá. Observai que o teu Louvor ao SENHOR não se descaia diante da perseguição e da tribulação, porque na nossa luta não é contra carne e nem contra sangue, mas contra principados e potestades, contra os dominadores desde século e contra as hostes espirituais nos lugares celestiais. Irmão meu, irmã minha, vigiai e orai. O Teu Deus te justificará e serão confundidos os teus perseguidores. Estarão atônitos porque o braço do SENHOR peleja. Bendito seja o Deus de nossos pais, o DEUS de Israel. Ora vem, SENHOR JESUS. Lê com atenção o Salmo 109 com o entendimento da Nova Aliança.
Louvai ao SENHOR de todo o coração no meio da Congregação. Louvai ao SENHOR, porque o SENHOR é muito Poderoso e Excelso. Sua majestade pode-se observar além dos horizontes e seu fogo reaviva o coração. O SENHOR é DEUS zeloso e não se agrada do mal. Louvai ao grande DEUS, SENHOR DOS senhores, como em Salmo 111 (“SALMO 111, 1 LOUVAI ao SENHOR. Louvarei ao SENHOR de todo o meu coração, na assembléia dos justos e na congregação. 2 Grandes são as obras do SENHOR, procuradas por todos os que nelas tomam prazer. 3 A sua obra tem glória e majestade, e a sua justiça permanece para sempre. 4 Fez com que as suas maravilhas fossem lembradas; piedoso e misericordioso é o SENHOR. 5 Deu mantimento aos que o temem; lembrar-se-á sempre da sua aliança. 6 Anunciou ao seu povo o poder das suas obras, para lhe dar a herança dos gentios. 7 As obras das suas mãos são verdade e juízo, seguros todos os seus mandamentos. 8 Permanecem firmes para todo o sempre; e são feitos em verdade e retidão. 9 Redenção enviou ao seu povo; ordenou a sua aliança para sempre; santo e tremendo é o seu nome.  10 O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre.”).
 Adora, ó Igreja, ao SENHOR REI dos reis JESUS CRISTO com o teu louvor, porque Ele ouve a tua súplica. Servi ao SENHOR com todo o teu coração e toda a tua força e ama ao teu próximo como a ti mesmo. Amai e exercitai o amor em perseverança. Não te deixe vencer do mal, mas vencei o mal com o bem. Ainda que te vejas abatido, irmão meu, irmã minha, o SENHOR te livrará. Invocai o Seu Santo Nome eternamente. O SENHOR REI dos reis JESUS CRISTO é quem redime a nossa alma e nos livra do mal, porque Ele intercede por nós a destra de DEUS PAI. Pai, livra-nos do mal e não nos deixe cair em tentação. Igreja, ainda mais essa vez voz admoesto a não fazer votos e juramentos, posto que estais vós sob o sangue do Cordeiro e já a velha aliança está envelhecida. Sois propriedade do DEUS VIVO em JESUS CRISTO, povo santo, raça eleita, aonde não há grego nem romano, não há judeu nem gentil, mas sois nova criatura em CRISTO, renascidos da água e do Espírito, por isso não vos deixeis sob julgo de ordenanças que o SENHOR já levou sobre si. Os santos do SENHOR são preciosos. Ficai firme na perseguição e na tribulação. Clamai o livramento ao SENHOR e Ele virá como uma torrente de águas e te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Ele é o SENHOR. Não há outro a quem se possa clamar. Entendei o Salmo 116 com discernimento (“SALMO 116, 1 AMO ao SENHOR, porque ele ouviu a minha voz e a minha súplica. 2 Porque inclinou a mim os seus ouvidos; portanto, o invocarei enquanto viver. 3 Os cordéis da morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; encontrei aperto e tristeza. 4 Então invoquei o nome do SENHOR, dizendo: Ó SENHOR, livra a minha alma. 5 Piedoso é o SENHOR e justo; o nosso Deus tem misericórdia. 6 O SENHOR guarda aos símplices; fui abatido, mas ele me livrou. 7 Volta, minha alma, para o teu repouso, pois o SENHOR te fez bem. 8 Porque tu livraste a minha alma da morte, os meus olhos das lágrimas, e os meus pés da queda. 9 Andarei perante a face do SENHOR na terra dos viventes. 10 Cri, por isso falei. Estive muito aflito. 11 Dizia na minha pressa: Todos os homens são mentirosos. 12 Que darei eu ao SENHOR, por todos os benefícios que me tem feito? 13 Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do SENHOR. 14 Pagarei os meus votos ao SENHOR, agora, na presença de todo o seu povo. 15 Preciosa é à vista do SENHOR a morte dos seus santos. 16 Ó SENHOR, deveras sou teu servo; sou teu servo, filho da tua serva; soltaste as minhas ataduras. 17 Oferecer-te-ei sacrifícios de louvor, e invocarei o nome do SENHOR. 18 Pagarei os meus votos ao SENHOR, na presença de todo o seu povo, 19 Nos átrios da casa do SENHOR, no meio de ti, ó Jerusalém. Louvai ao SENHOR.”).
Amados, não vos deixei confundir. Andai no SENHOR REI dos reis JESUS CRISTO e segui as suas pisaduras, porque Ele é excelente em todos os seus caminhos. Louvai ao SENHOR, entendei com perfeito discernimento as Lei e Estatutos do SENHOR, observai os seus preceitos em CRISTO JESUS, por que não há lei para os que estão em CRISTO, mas a lei é rigorosa para os abomináveis e mentirosos. Buscai o conhecimento e a sabedoria, ministrai com discernimento e entendimento, porque prosperarás em todos os teus caminhos, seja a tribulação seja no afago. Cantai em irmandade no meio da congregação, pois somos todos irmãos em JESUS CRISTO, herdeiro da promessa da Salvação e herdeiros das promessas de DEUS à Abraão e a todo o Israel. Porque sois o Israel perfeito em JESUS CRISTO, não sejamos sábios aos nossos próprios olhos,  mas é porque a justiça do SENHOR nos justifica e a Santidade do SENHOR nos purifica e nos cobre, por isso perseverai no SENHOR. Compartilhai os vossos bens com os irmãos mais necessitados, mantei a vossa casa abastecida, educai os vossos filhos, amai ao vosso próximo. Louvai ao SENHOR com amor e fervor, como em Salmo 119 com entendimento.
Igreja, ouvi com atenção as Palavras de sabedoria, amor e Juízo de DEUS pelo Seu ESPÍRITO SANTO. Louvai ao SENHOR de todo o teu coração, de toda a tua força e de todo o teu entendimento. O SENHOR é BOM. Fora Dele não há DEUS. As imagens de escultura não salvam, elas são vaidade, orgulho e soberba da carne. Humilhai-vos, ó Igreja perante o DEUS DE ISRAEL, exultai em seu SANTO NOME, o NOME DO SENHOR REI dos reis JESUS CRISTO,  porque Ele é a promessa de DEUS da nova aliança aos nossos pais. Ele é o selo de nossa salvação e a luz do caminho que temos que trilhar. Buscai a DEUS em CRISTO enquanto Ele está próximo, clamai e chorai com amor e coração contrito. Amados, cuidai de não impor julgo sobre o vosso irmão, lembrai que o SENHOR TEU é o SENHOR DELE e que o nosso DEUS, nosso PAI têm zelo por nós. Ele é justo e a vingança a Ele pertence. Bendizei o nome de JESUS e guardai o temor do SENHOR, para que a sabedoria nasça em vossos corações com alegria. Louvai, como em Salmo 135 (“SALMO 135, 1 LOUVAI ao SENHOR. Louvai o nome do SENHOR; louvai-o, servos do SENHOR. 2 Vós que assistis na casa do SENHOR, nos átrios da casa do nosso Deus. 3 Louvai ao SENHOR, porque o SENHOR é bom; cantai louvores ao seu nome, porque é agradável. 4 Porque o SENHOR escolheu para si a Jacó, e a Israel para seu próprio tesouro. 5 Porque eu conheço que o SENHOR é grande e que o nosso Senhor está acima de todos os deuses. 6 Tudo o que o SENHOR quis, fez, nos céus e na terra, nos mares e em todos os abismos. 7 Faz subir os vapores das extremidades da terra; faz os relâmpagos para a chuva; tira os ventos dos seus tesouros. 8 O que feriu os primogênitos do Egito, desde os homens até os animais; 9 O que enviou sinais e prodígios no meio de ti, ó Egito, contra Faraó e contra os seus servos; 10 O que feriu muitas nações, e matou poderosos reis: 11 A Siom, rei dos amorreus, e a Ogue, rei de Basã, e a todos os reinos de Canaã; 12 E deu a sua terra em herança, em herança a Israel, seu povo. 13 O teu nome, ó SENHOR, dura perpetuamente, e a tua memória, ó SENHOR, de geração em geração. 14 Pois o SENHOR julgará o seu povo, e se arrependerá com respeito aos seus servos. 15 Os ídolos dos gentios são prata e ouro, obra das mãos dos homens. 16 Têm boca, mas não falam; têm olhos, e não vêem, 17 Têm ouvidos, mas não ouvem, nem há respiro algum nas suas bocas. 18 Semelhantes a eles se tornem os que os fazem, e todos os que confiam neles. 19 Casa de Israel, bendizei ao SENHOR; casa de Arão, bendizei ao SENHOR; 20 Casa de Levi, bendizei ao SENHOR; vós os que temeis ao SENHOR, louvai ao SENHOR. 21 Bendito seja o SENHOR desde Sião, que habita em Jerusalém. Louvai ao SENHOR.”).
DEUS MEU e SENHOR MEU, quero cantar louvores ao Teu nome e proclamar a tua justiça entre os povos. Moldai, ó DEUS, o meu caráter para que eu não seja abatido. Fortalecei-me na força do teu braço, porque sou eu apenas homem. Tu és DEUS, o meu Salvador. Eu te louvarei, meu Pai, porque ainda que a morte me cercou, da suas entranhas me resgataste. Louvai, Igreja como em Salmo 138 (“SALMO 138, 1 EU te louvarei, de todo o meu coração; na presença dos deuses a ti cantarei louvores. 2 Inclinar-me-ei para o teu santo templo, e louvarei o teu nome pela tua benignidade, e pela tua verdade; pois engrandeceste a tua palavra acima de todo o teu nome. 3 No dia em que eu clamei, me escutaste; e alentaste com força a minha alma. 4 Todos os reis da terra te louvarão, ó SENHOR, quando ouvirem as palavras da tua boca; 5 E cantarão os caminhos do SENHOR; pois grande é a glória do SENHOR. 6 Ainda que o SENHOR é excelso, atenta todavia para o humilde; mas ao soberbo conhece-o de longe. 7 Andando eu no meio da angústia, tu me reviverás; estenderás a tua mão contra a ira dos meus inimigos, e a tua destra me salvará. 8 O SENHOR aperfeiçoará o que me toca; a tua benignidade, ó SENHOR, dura para sempre; não desampares as obras das tuas mãos.”).
Bendito é o SENHOR REI dos reis JESUS CRISTO , o DEUS da minha ressurreição. Ele é poderoso para ressuscitar os mortos. Quanto aos incrédulos, a sua paga será rápida. Temei ao SENHOR, porque Ele reina, acima de todo povo. Todas as nações são uma gota na palma da sua mão. O SENHOR nos livra da boca mentirosa e do homem sanguinário. O SENHOR enche as nossas dispensas de todo o provimento, faz de nossos filhos pedras de esquina lavradas à moda do palácio. O SENHOR é o nosso REI. O guarda de nossa alma. Livra-nos, ó DEUS do desprezo e da dor, acalenta o nosso coração. Cantai, ó Igreja, como em Salmo 144 (“SALMO 144, 1 BENDITO seja o SENHOR, minha rocha, que ensina as minhas mãos para a peleja e os meus dedos para a guerra; 2 Benignidade minha e fortaleza minha; alto retiro meu e meu libertador és tu; escudo meu, em quem eu confio, e que me sujeita o meu povo. 3 SENHOR, que é o homem, para que o conheças, e o filho do homem, para que o estimes? 4 O homem é semelhante à vaidade; os seus dias são como a sombra que passa. 5 Abaixa, ó SENHOR, os teus céus, e desce; toca os montes, e fumegarão. 6 Vibra os teus raios e dissipa-os; envia as tuas flechas, e desbarata-os. 7 Estende as tuas mãos desde o alto; livra-me, e arrebata-me das muitas águas e das mãos dos filhos estranhos, 8 Cuja boca fala vaidade, e a sua mão direita é a destra de falsidade. 9 A ti, ó Deus, cantarei um cântico novo; com o saltério e instrumento de dez cordas te cantarei louvores; 10 A ti, que dás a salvação aos reis, e que livras a Davi, teu servo, da espada maligna. 11 Livra-me, e tira-me das mãos dos filhos estranhos, cuja boca fala vaidade, e a sua mão direita é a destra de iniqüidade, 12 Para que nossos filhos sejam como plantas crescidas na sua mocidade; para que as nossas filhas sejam como pedras de esquina lavradas à moda de palácio; 13 Para que as nossas dispensas se encham de todo provimento; para que os nossos rebanhos produzam a milhares e a dezenas de milhares nas nossas ruas. 14 Para que os nossos bois sejam fortes para o trabalho; para que não haja nem assaltos, nem saídas, nem gritos nas nossas ruas. 15 Bem-aventurado o povo ao qual assim acontece; bem-aventurado é o povo cujo Deus é o SENHOR.”).
Eu exaltarei o SENHOR da minha Salvação e da minha vida, porque Ele curou o coração e o sangue, Ele removeu o espinho e a dor da minha carne. O SENHOR é poderoso, o DEUS da minha ressurreição. Quem é poderoso para estender os céus e habitar em meio ao amor. O SENHOR é o nosso Sumo Sacerdote. Ele nos fez nova morada eterna e segura. Em Sua Bondade, nos deu herança no meio de si, porque o SENHOR é o nosso tesouro e nosso muitíssimo galardão. O DEUS da minha vida e da minha salvação. Que meus lábios cantem ao SENHOR todos os dias de minha vida, até que eu vá viver com Ele eternamente. DEUS meu, livra-me do mal e da peste e da perseguição. Que o Teu nome seja exaltado, como em Salmo 145 (“SALMO 145, 1 EU te exaltarei, ó Deus, rei meu, e bendirei o teu nome pelos séculos dos séculos e para sempre. 2 Cada dia te bendirei, e louvarei o teu nome pelos séculos dos séculos e para sempre. 3 Grande é o SENHOR, e muito digno de louvor, e a sua grandeza inexcrutável. 4 Uma geração louvará as tuas obras à outra geração, e anunciarão as tuas proezas. 5 Falarei da magnificência gloriosa da tua majestade e das tuas obras maravilhosas. 6 E se falará da força dos teus feitos terríveis; e contarei a tua grandeza. 7 Proferirão abundantemente a memória da tua grande bondade, e cantarão a tua justiça. 8 Piedoso e benigno é o SENHOR, sofredor e de grande misericórdia. 9 O SENHOR é bom para todos, e as suas misericórdias são sobre todas as suas obras. 10 Todas as tuas obras te louvarão, ó SENHOR, e os teus santos te bendirão. 11 Falarão da glória do teu reino, e relatarão o teu poder, 12 Para fazer saber aos filhos dos homens as tuas proezas e a glória da magnificência do teu reino. 13 O teu reino é um reino eterno; o teu domínio dura em todas as gerações. 14 O SENHOR sustenta a todos os que caem, e levanta a todos os abatidos. 15 Os olhos de todos esperam em ti, e lhes dás o seu mantimento a seu tempo. 16 Abres a tua mão, e fartas os desejos de todos os viventes. 17 Justo é o SENHOR em todos os seus caminhos, e santo em todas as suas obras. 18 Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade. 19 Ele cumprirá o desejo dos que o temem; ouvirá o seu clamor, e os salvará. 20 O SENHOR guarda a todos os que o amam; mas todos os ímpios serão destruídos. 21 A minha boca falará o louvor do SENHOR, e toda a carne louvará o seu santo nome pelos séculos dos séculos e para sempre.”).
DEUS, O TEU FILHO JESUS curou-me os olhos das brasas do Sol, porque quando eles queimavam e ardiam, tu me curaste e não me deixaste cego e em aflição. Meu DEUS, porque é deveras excelso, tua graça  me salvou e me curou, tua unção me conduziu e me mostraste o caminho da vida. Cantemos, ó Igreja, como em Salmo 146 (“SALMO 146, 1 LOUVAI ao SENHOR. Ó minha alma, louva ao SENHOR. 2 Louvarei ao SENHOR durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus enquanto eu for vivo. 3 Não confieis em príncipes, nem em filho de homem, em quem não há salvação. 4 Sai-lhe o espírito, volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos. 5 Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está posta no SENHOR seu Deus. 6 O que fez os céus e a terra, o mar e tudo quanto há neles, e o que guarda a verdade para sempre; 7 O que faz justiça aos oprimidos, o que dá pão aos famintos. O SENHOR solta os encarcerados. 8 O SENHOR abre os olhos aos cegos; o SENHOR levanta os abatidos; o SENHOR ama os justos; 9 O SENHOR guarda os estrangeiros; sustém o órfão e a viúva, mas transtorna o caminho dos ímpios. 10 O SENHOR reinará eternamente; o teu Deus, ó Sião, de geração em geração. Louvai ao SENHOR.”).
O SENHOR eleva os humildes. Cantai, Igreja, aprendei com o rei em Salmo 147 (“SALMO 147, 1 LOUVAI ao SENHOR, porque é bom cantar louvores ao nosso Deus, porque é agradável; decoroso é o louvor. 2 O SENHOR edifica a Jerusalém, congrega os dispersos de Israel. 3 Sara os quebrantados de coração, e lhes ata as suas feridas. 4 Conta o número das estrelas, chama-as a todas pelos seus nomes. 5 Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento é infinito. 6 O SENHOR eleva os humildes, e abate os ímpios até à terra. 7 Cantai ao SENHOR em ação de graças; cantai louvores ao nosso Deus sobre a harpa. 8 Ele é o que cobre o céu de nuvens, o que prepara a chuva para a terra, e o que faz produzir erva sobre os montes; 9 O que dá aos animais o seu sustento, e aos filhos dos corvos, quando clamam. 10 Não se deleita na força do cavalo, nem se compraz nas pernas do homem. 11 O SENHOR se agrada dos que o temem e dos que esperam na sua misericórdia. 12 Louva, ó Jerusalém, ao SENHOR; louva, ó Sião, ao teu Deus. 13 Porque fortaleceu os ferrolhos das tuas portas; abençoa aos teus filhos dentro de ti. 14 Ele é o que põe em paz os teus termos, e da flor da farinha te farta. 15 O que envia o seu mandamento à terra; a sua palavra corre velozmente. 16 O que dá a neve como lã; esparge a geada como cinza; 17 O que lança o seu gelo em pedaços; quem pode resistir ao seu frio? 18 Manda a sua palavra, e os faz derreter; faz soprar o vento, e correm as águas. 19 Mostra a sua palavra a Jacó, os seus estatutos e os seus juízos a Israel. 20 Não fez assim a nenhuma outra nação; e quanto aos seus juízos, não os conhecem. Louvai ao SENHOR.”).
JESUS, em teu peito descansarei, porque quando fui ferido, tu me curaste. A minha alma não repousou na morte nem a minha mãe viu a aflição, porque tu me livraste. Ainda que eu te louve por mil anos, não te seria suficiente para te agradecer. Eu te agradeço, porque eu em minha vileza e em meu pecado, fui resgatado por ti, porque quando fui traído, tu permaneceste fiel, porque quando cobiçaram o que me deste, tu me mantiveste, porque quando o homem me humilhou, a tua destra me exaltou. Cantai, Igreja o Salmo 148 (“SALMO 148, 1 LOUVAI ao SENHOR. Louvai ao SENHOR desde os céus, louvai-o nas alturas. 2 Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos. 3 Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes. 4 Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus. 5 Louvem o nome do SENHOR, pois mandou, e logo foram criados. 6 E os confirmou eternamente para sempre, e lhes deu um decreto que não ultrapassarão. 7 Louvai ao SENHOR desde a terra: vós, baleias, e todos os abismos; 8 Fogo e saraiva, neve e vapores, e vento tempestuoso que executa a sua palavra; 9 Montes e todos os outeiros, árvores frutíferas e todos os cedros; 10 As feras e todos os gados, répteis e aves voadoras; 11 Reis da terra e todos os povos, príncipes e todos os juízes da terra; 12 Moços e moças, velhos e crianças. 13 Louvem o nome do SENHOR, pois só o seu nome é exaltado; a sua glória está sobre a terra e o céu. 14 Ele também exalta o poder do seu povo, o louvor de todos os seus santos, dos filhos de Israel, um povo que lhe é chegado. Louvai ao SENHOR.”).
Regozijai, Igreja, porque o SENHOR REI dos reis JESUS CRISTO é juiz e vingador. Cantai: (“SALMO 149, 1 LOUVAI ao SENHOR. Cantai ao SENHOR um cântico novo, e o seu louvor na congregação dos santos. 2 Alegre-se Israel naquele que o fez, regozijem-se os filhos de Sião no seu Rei. 3 Louvem o seu nome com danças; cantem-lhe o seu louvor com tamborim e harpa. 4 Porque o SENHOR se agrada do seu povo; ornará os mansos com a salvação. 5 Exultem os santos na glória; alegrem-se nas suas camas. 6 Estejam na sua garganta os altos louvores de Deus, e espada de dois fios nas suas mãos, 7 Para tomarem vingança dos gentios, e darem repreensões aos povos; 8 Para prenderem os seus reis com cadeias, e os seus nobres com grilhões de ferro; 9 Para fazerem neles o juízo escrito; esta será a glória de todos os santos. Louvai ao SENHOR.”).
Louvai, Igreja, porque o SENHOR te prova e te afia. Aprendei com Provérbios 27.
Louvai ao SENHOR Igreja, dai louvores ao Seu SANTO NOME, porque o SENHOR nos chamou para apregoar as boas novas, o SEU CORDEIRO SANTO. Bendizei o nome de JESUS, porque é Ele o esperado, o Amado. O SENHOR é um DEUS zeloso. Temei e tremei, porque Ele se levantará e endireitará os caminhos tortos.  Entendei com o Espírito Santo, amados, a Isaías 42.
Igreja amada, eis que a Palavra profética do SENHOR permanece. Entendei o vosso chamado como o de Israel, para apregoar as boas novas e separar para o SENHOR o seu povo santo. Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o SENHOR teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate, a Etiópia e a Seba em teu lugar. Visto que foste precioso aos meus olhos, também foste honrado, e eu te amei, assim dei os homens por ti, e os povos pela tua vida. Não temas, pois, porque estou contigo; trarei a tua descendência desde o oriente, e te ajuntarei desde o ocidente. Direi ao norte: Dá; e ao sul: Não retenhas; trazei meus filhos de longe e minhas filhas das extremidades da terra. A todos os que são chamados pelo meu nome e os que criei para a minha glória, os formei, e também os fiz. Trazei o povo cego, que tem olhos; e os surdos, que têm ouvidos. Todas as nações se congreguem, e os povos se reúnam; quem dentre eles pode anunciar isto, e fazer-nos ouvir as coisas antigas? Apresentem as suas testemunhas, para que se justifiquem, e se ouça, e se diga: Verdade é. Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há Salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR; eu sou Deus. Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá? Assim diz o SENHOR, vosso Redentor, o Santo de Israel: Por amor de vós enviei a Babilônia, e a todos fiz descer como fugitivos, os caldeus, nos navios com que se vangloriavam. Eu sou o SENHOR, vosso Santo, o Criador de Israel, vosso Rei. Assim diz o SENHOR, o que preparou no mar um caminho, e nas águas impetuosas uma vereda; O que fez sair o carro e o cavalo, o exército e a força; eles juntamente se deitaram, e nunca se levantarão; estão extintos; como um pavio se apagaram. Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo. Os animais do campo me honrarão, os chacais, e os avestruzes; porque porei águas no deserto, e rios no ermo, para dar de beber ao meu povo, ao meu eleito. A esse povo que formei para mim; o meu louvor relatarão. Entendei com Isaías 43.
Igreja, louvai ao Grande DEUS em verdade e em justiça, porque o SENHOR não se agrada de tolos nem de ímpios caminhos. Apartai-vos dos ídolos, sejam de imagem de escultura, seja de culto à pessoa, porque são falsos deuses, deuses não são. Adorai o DEUS VIVO, na força e na Graça do seu Filho JESUS CRISTO. Amada Igreja, o ímpio não tem paz, mas o SENHOR nos provê de alimento e água mesmo no deserto. Ele é o nosso guia e nosso mensageiro. Amada Igreja, Deus seja louvado, em o nome de JESUS. Louvai como nos ensina Isaías 48.
O SENHOR é a nossa luz. Ele nos provê de bênçãos. O SENHOR faz vir sobre o seu povo a prosperidade mesmo dos lugares mais distantes. Povo santo sois, Igreja. Tomai posse pela fé da herança que vos foi imputada por JESUS CRISTO. Daí louvores ao Teu DEUS, porque ao tempo certo te virá a abundância e a abastança. Sede prudente e ouvi o bom conselho, fugi Igreja de ser fiador. Louvai conforme Isaías 60.
Em CRISTO, somos vestidos de vestes de louvor, porque Ele é o Ungido do DEUS VIVO. Igreja, santo e exaltado é o SENHOR, porque o Seu CRISTO nos justificou e sendo martirizado, não abriu a boca. Ele é a realeza. A altura está posta sob os seus pés. Ele é o Altíssimo. Glória ao SENHOR REI dos reis JESUS CRISTO . Louvai como Isaías 61.
Povo Santo e entendido sereis se deres ouvido a são doutrina, ó Igreja. Os reis e sábios procuraram, mas não entenderam, muitos quiseram ouvir o que ouvis, mas não ouviram. Ouve, ó Igreja, o estrondo de trombeta que sai do SEU CRISTO JESUS, porque Ele é altíssimo. Quem é semelhante ao Amado? Quem contra Ele poderá guerrear. A onipotência está na sua mão. Ele disse haja luz e ouve luz. Por meio Dele todas as coisas vieram à existência, sem Ele nada do que foi feito se fez. Santo, Santo, Santo, Santo é o SENHOR DOS EXÉRCITOS. Aleluia! Glória a DEUS! Louvai como Isaías 62.
Igreja, o SENHOR é contigo, mas é contra os rebeldes a sã doutrina, a sua Santa Palavra. Irmão, a justiça não tarda, arrependei-vos porque o SENHOR é bom e de grande misericórdia. Temei e vivei em abundância do Seu CRISTO, porque mesmo em face à perseguição e a tribulação, Ele te conduz e te enche o coração. Apregoai o evangelho da paz, porque essa é vontade DEUS. Tende fé no SENHOR e fazei toda boa obra para com DEUS. ELE é o SENHOR eternamente. Louvai como em Isaías 63.
Amados, louvai a DEUS em Santidade. Enganam-se os que se justificam a si mesmos em injustiça e os falsos pastores que gostam de devorar as ovelhas gordas e desprezam as magras. Temei vós pastores que tem usura no coração e cujo coração está voltado às riquezas deste século. Adorai a DEUS, em JESUS CRISTO, Igreja, e andai em humildade. Aprendei com Jeremias 13.
Igreja amada, apartai-vos do pecado, andai com prudência e buscai a sabedoria. Por causa do pecado, veio a ira do SENHOR contra Israel, e no pecado estamos mortos. Não confiai, igreja, na força do seu braço nem na aparência da formosura, mas antes adorai a DEUS, humilhai-vos em humildade diante do SENHOR para que Ele vos exalte, porque Ele é a tua força e alto refúgio. Em CRISTO, não mais vivemos a vida para a carne, mas para a DEUS. Porque Ele nos resgatou do jugo da escravidão e nos endireitou as veredas. A maldição habita no pecado e na vida dos que negam o FILHO DE DEUS. Arrependei-vos e louvai com o entendimento, como Jeremias 17.
Amados, grande e terrível é a ira do SENHOR, pois Ele é um DEUS MUITO GRANDE, o EU SOU. Rejubilai-vos em seu CRISTO, porque Ele carregou com o os nossos pecados e pela suas pisaduras fomos sarados. O SENHOR nos libertou do cativeiro, em aliança perpétua. Por isso, alegrai-vos, Igreja, porque Ele é DEUS misericordioso. Temei porém todos os seus inimigos, os que negam o seu SANTO NOME e os que consentem em viver no pecado, porque o SENHOR é DEUS zeloso e a sua pesada. Entendei isso, com sabedoria e remi o tempo, por os dias são maus. Louvai, como em Jeremias 30.
Glorificai a DEUS ó Israel, Glorificai ó Igreja amada do SENHOR, porque eis que a nova aliança já é chegada pela força do SENHOR REI dos reis JESUS CRISTO e já se cumpriu o Profeta Jeremias. Exultai, porque Ele lavou os teus pecados com seu próprio sangue e te redimiu. Ele restaurou o tabernáculo e a casa de Davi. Ele fez florescer a Justiça eternamente. Temei, porém os que negam o seu SANTO e os que dão glórias a deuses mudos de pedra e de pau, e a homens e a coisas, porque o SENHOR é DEUS JUSTO. Exultai e cantai, como em Jeremias 31.
Clamai, Igreja, porque o SENHOR te estabeleceu e não se esqueceu de ti. O SENHOR nos tem sarado no SEU CRISTO e restaurado as nossas vidas. Renascei da água e do Espírito, em JESUS CRISTO. Louvai, porque o SENHOR é o nosso Louvor e nossa Força. DEUS grande e misericordioso, cheio de graça e de verdade. Seu NOME é grande em todas as nações e já nestes últimos dias, nos levantou para apregoar as boas novas, porque eis que é nascido o Messias e já pagou o preço a na cruz e nos resgatou com braço forte e nos fez filhos por adoração em seu sangue verdadeiro. Trazei uma oferta agradável ao SENHOR Igreja, que é o vosso coração arrependido. Convertei-vos vós que jazem na sombra do pecado e olhai para tão grande luz que sobre vós se levanta agora em JESUS CRISTO. Louvai como em Jeremias 33.
Amados, alegrai-vos no SENHOR, porque Ele nos remiu. O SENHOR é DEUS forte, Ele é o nosso refúgio. Temei todos os que são contra o seu UNGIDO, porque Ele é terrível contra os que desprezam o SEU FILHO JESUS CRISTO. Observai Jeremias 49 e vede quão grande salvação nos DEUS o SENHOR, sejam Judeus, sejam gentis, porque o em CRISTO o homem foi salvo, para Glória do FILHO DE DEUS, que salvou todos os que crêem em seu nome, mas serão condenados os que não crêem. Confessai, pois o nome do SENHOR REI dos reis JESUS CRISTO e sede batizados. Lê com atenção Jeremias 49.
O nosso DEUS é quem revela a verdade, mesmo que ela esteja no profundo. O SENHOR revelou a Daniel o SENHOR de Nabucodonosor e o exaltou, porque Daniel foi encontrado fiel. Igreja, amada, louvai como Daniel, porque o SENHOR nos revela o profundo e o escondido e nos dá livramento do mal. O SENHOR é a nossa força e nossa rocha, a nossa Salvação. Adorai ao seu FILHO JESUS CRISTO e daí louvores ao seu santo nome, como fez Daniel 2.
Igreja, adorai a DEUS, porque Ele é o SENHOR sobre todo homem e toda a força e rei. Observai o que disse Nabucodonosor, porque DEUS pode erguer a reis e derrubar a reis como quer. Ele é o SENHOR, ao SEU CRISTO foi dado toda a autoridade no céu e na terra, por isso, temei e louvai o seu SANTO NOME em santidade e justiça e buscai ao SENHOR REI dos reis JESUS CRISTO . Humilhai-vos, louvai e temei ao SENHOR JESUS como Nabucodonosor, em Daniel 4.
Temei, vós que oprimi o pobre e que esmaga o necessitado, temei vós que tomais dízimos e ofertas voluntárias dos que multiplicam as transgressões como se nada fosse. O SENHOR é Justo é seja a oferta e o dízimo em coração arrependido. Igreja, não trazei dízimos em injustiça de coração nem oferecei sacrifício de louvor do que é levedado, nem apregoarei as vossas ofertas voluntárias. Entregai a oferta e mantenha a oferta somente entre ti e DEUS, porque o Pai te recompensará. Entendei Amós 4.
Cantai como Habacuque, porque o SENHOR enche a terra do seu louvor. A sua glória cobriu os céus e Ele tem todas as medidas da terra na palma da mão. O SENHOR é DEUS justo. Ele é a nossa salvação. Temei os que buscam a iniqüidade, conforme Habacuque 3.
É vindo o poder do Messias. Exultai porque Ele nos salvou. O SENHOR faz dispersar os ímpios, derruba o soberbo e faz cair a força do cruel. Temei, vós rebeldes, porque Ele é contra os que fazem feitiçarias com rebeldias. Andai em humildade e obediência a sua Palavra e servi ao SANTO DE ISRAEL, o CRISTO DE DEUS VIVO, porque Ele nos fez suas ovelhas e nos conduziu ao bom pasto. Ele é o nosso Pastor, que dá a vida pelas suas ovelhas. Louvai como Sofonias 3 a restauração.
Cantemos como os meninos e as criancinhas de peito. Louvemos com o perfeito louvor, de todo o coração e de toda a nossa força, porque nos salvou o nosso SENHOR REI dos reis JESUS CRISTO , como em Mateus 21.
Louvai, Igreja, porque os nossos olhos vêem a salvação em espírito e em verdade, como Lucas 2.
O SENHOR JESUS é a Aliança prometida aos nossos pais. Ele nos cura, nos limpa e nos liberta. O castigo que nos traz a paz veio sobre Ele. Na cruz, venceu o império da morte. Amada Igreja, meditai na sua Santa Palavra, porque Ele vem sobre as nuvens e todo o olho o verá e os mortos ressuscitarão em incorruptibilidade. Bem aventurado todo aquele que morre em JESUS CRISTO, porque sobre estes não tem poder a segunda morte. Louvai como em Lucas 18.
Bendito o REI JESUS CRISTO. Rejubilai-vos, ó Igreja amada. Porque o SENHOR é Bom. Grandes e exaltados são os seus juízos. Ele que Ele quebra todo o julgo e liberta a Israel, bem como o grego e o romano. Porque todos os povos servirão ao seu nome, mas os que contra Ele pelejam serão como cacos. Aprendei com Lucas 19.
Amados, em Cristo somos filhos de Abrão, porque é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus. Por tanto, alegrai-vos, porque o nosso DEUS nos fez herdar a boa terra e a promessa da vida eterna. Arrependei-vos e entendei com o Apóstolo Paulo a Palavra do SENHOR em Romanos 2.
Sois do SENHOR Igreja. Amai o SENHOR de todo o teu coração e de toda a tua força e de todo o teu entendimento e teu próximo como a ti mesmo. Aprendei que somos para louvor da glória da graça do SENHOR REI dos reis JESUS CRISTO , porque Ele é o nosso Salvador. Aprendei em Efésios 1.
Glória a DEUS! Aprendei, Igreja, com o Apóstolo Paulo como em Filipenses 1 e ainda em Hebreus 2.
Porque o SENHOR é bom. Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome, como descreve o apóstolo Paulo em Hebreus 13.
Ricos, chorai e vós também pastores que firmam o vosso evangelho nos bens e conquistas desse mundo. Se não queres ouvir a mim, ouvi então a Tiago 5.
Ouvi, Igreja, o apóstolo Pedro e louvai a DEUS, em I Pedro 1.
Deus, limpará de nossos olhos toda a lágrima. Louvai e exultai a vida eterna, Igreja, porque Ele Dele, por Ele, para Ele são todas as coisas. A Ele a GLÓRIA!!! Lê Apocalipse 7.”

Pastor Jailson Mário Pereira,
servo e apóstolo do Senhor Jesus Cristo

share

Postagens Recomendadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

»